Percebo que muitas mulheres se perguntam qual é o melhor tratamento para celulite, desejando melhorar a sua aparência e ter uma perna lisinha como as mulheres dos filmes e novelas, mas tudo que conseguem é ficar desiludidas e frustradas com a falta de sucesso dos tratamentos que se submetem ou por terem apenas uma aparente melhora temporária.

Muitas destas mulheres precisam de algum creme bom que funcione e seja eficaz, pois já experimentaram várias marcas. Algumas não podem investir em tratamentos e produtos caros, portanto, experimentam os cremes mais baratos, ou então procuram por algum remédio ou receita caseira para resolver o problema da celulite.

Mas há também aquelas que podem pagar por um tratamento de beleza e vão atrás de clínicas de estética e métodos mais sofisticados. É comum que após passarem por uma gravidez ou quando sentem muito incômodo com este problema, acabam tentando de tudo para esconder a celulite.

O fato é que independente da condição financeira, nenhuma mulher aceita ter esse famoso problema, e todas elas já tentaram alguma solução para tirar a celulite, acreditando por fim, que a celulite não tem cura.

Nos tópicos que se seguem você vai conhecer vários métodos que o mercado oferece para tratar celulite e eu vou esclarecer sobre os riscos de alguns destes procedimentos e o que dizem os especialistas a respeito dos cremes e tratamentos contra celulite. Vou contar sobre o melhor tratamento para celulite e como você pode fazer isso em casa adquirindo apenas dois hábitos fundamentais: alimentação adequada e exercícios corretos.

Qual o Melhor Creme para o Tratamento da Celulite?

Entre um e outros tantos cremes, muitas mulheres já perderam a conta de quantas tentativas fizeram para encontrar a loção milagrosa que faça sumir de vez a celulite de suas pernas e de seu corpo. Pois é, muitas até já sabem e dizem ter consciência de que há muita propaganda falsa ou acreditam que a “cura da celulite” não é 100%, como já se ouve muito falar.

Me desculpe, mas neste tópico sobre tratamento com cremes, vou dar um banho de água fria neste assunto e tentar trazer a realidade à tona.

Antes de tudo, vou listar apenas alguns dos cremes mais comuns encontrado no mercado brasileiro e também no estrangeiro.

Mercado brasileiro

  • Gel Redutor de Celulite com DMAE (Bio-Médicin)
  • Bye-bye Celulite, gel-greme redutor de celulite e firmador (Nivea)
  • Cellu Destock (Vichy)
  • Perfect Slim Dia (L’Oreal)
  • Body Active (O Boticário)
  • Gel Anticelulite Amêndoa (L’Occitaine)
  • Bio-V Vegetal Intensive Body Slim (Vitaderm)

Mercado estrangeiro

  • Revitol Cellulite Cream
  • Bliss Fat Girl Sleep
  • Bliss Fat Girl Slim
  • Nivea Good-bye Cellulite 30-Day Body Beauty Program
  • BioLabs Anti-Cellulite Formula
  • Dermitage Anti-Cellulite System
  • Dermology Cellulite Solution
  • Body Shaping Cream (Clarins)
  • Timewise Body (Mary Kay)
  • Cellu Destock Over Night (Vichy)
  • Shorty Adelgaçante (Garnier)

Por que existem tantos cremes contra celulite?

Essa lista de cremes acima poderia continuar por linhas e mais linhas. Há um motivo simples que alimenta o mercado de cosméticos para celulite: estes cremes e produtos não funcionam!

Alguns destes produtos parecem ajudar temporariamente o problema da celulite e flacidez na pele, mas como em geral não dão certo, então as mulheres vão tentando cada produto na esperança de encontrar aquele que funcione bem com o seu corpo, o que certamente resultará em desespero e angústia se nenhum funcionar.

A razão simples disso é que os produtos e loções não irão atacar a causa real da celulite, que está ligada à falta de dois grandes fatores principais:

  • um estilo de vida baseado em uma alimentação saudável que ajude a equilibrar os hormônios femininos (estrogênio), o qual relaciona-se com o nível de hidratação corporal, estimulando a formação de novas fibras de colágeno. A questão hormonal também está intimamente relacionada com o processo natural do envelhecimento feminino
  • um estilo de vida baseado em prática de exercícios especificamente direcionados para a tonificação da camada sinérgica dos músculos, para que possam reverter a atrofia muscular e servir de suporte para as regiões logo abaixo onde se encontram as ondulações na pele, o que chamamos de celulite.

Somente com base nestes dois princípios de estilos de vida você começará a tomar consciência do real motivo pelo qual você tem celulite neste momento e poderá seguir este caminho para descobrir como acabar com a celulite do seu corpo.

O que dizem os estudiosos e entidades sobre os cremes para celulite

Pesquisa no European Journal of Dermatology

Uma pesquisa publicada no European Journal of Dermatology investigou 32 cremes anticelulite mais comuns do mercado. Foram encontrados 263 ingredientes distintos, chegando a ser encontrados 31 ingredientes em uma única embalagem. Em uma pequena quantidade destes cremes havia componentes que poderiam causar graves reações alérgicas a quem a eles fosse alérgico.

Contudo, o estudo indica que as concentrações de conservantes estão dentro dos valores aceitáveis e informa que apesar do grande número de substâncias contidas em cremes para a celulite, a sua segurança parece aceitável para a maior parte dos utilizadores, alertando para os efeitos adversos.

Doutor Garry S. Brody | Professor e Cirurgião Plástico

A verdade é contada para uma matéria para a ABC News, por um professor de cirurgia plástica da University of Southern California.

O professor fala da possibilidade de decepção das mulheres que acreditam que podem eliminar a celulite através de cremes. Segundo ele, a celulite é uma característica anatômica natural de coxas e nádegas de muitas mulheres, principalmente para as que deixam suas estruturas musculares se tornarem atrofiadas e flácidas.

Diz ainda, que a celulite não tem relação com o aumento ou perda de peso, e que não há absolutamente nenhuma solução cirúrgica para o surgimento dos sulcos e inchaços, e que as mulheres se autoenganam por quererem acreditar nos falsos anúncios.

Eu quero pedir a vocês, mulheres, que deixem um comentário neste artigo contando a experiência de vocês sobre o uso de gel, cremes ou loções anticelulite, assim como intervenções cirúrgicas, tenha sido ela, uma experiência positiva ou ruim.

Tratamentos Clínicos e Estéticos para Celulite

Muitas mulheres procuram pelo melhor tratamento estético para celulite, pois sentem-se incomodadas com a situação e querem encontrar uma solução. O fato é que nem tudo é confiável no mercado e muitas delas até já procuraram saber com as amigas se existe algum tratamento eficaz. Os tratamentos estéticos costumam ser caros e apenas as pessoas com um melhor poder aquisitivo o podem fazer.

Na minha opinião, eu nunca vi pessoalmente uma mulher afirmar ter feito um tratamento estético para a remoção da celulite e ter obtido sucesso ou alguma grande melhora. Através de pesquisas na internet, encontrei relatos de mulheres que obtiveram algum sucesso com algum tratamento estético ou clínico, como também encontrei casos e alertas muito perigosos.

Apresento uma lista a seguir, a nível informativo, sobre alguns tratamentos que supostamente auxiliam na remoção da celulite.

Ao final desta página, eu indicarei um programa anticelulite, onde o processo é focado na tonificação da estrutura muscular. Role a página ou clique aqui e vá diretamente, se preferir, até o tópico para conhecer sobre os movimentos de tonificação do corpo.

Antes de realizar qualquer um destes tratamentos, é altamente recomendado uma avaliação médica sobre a sua saúde, como também consulta prévia juntamente com os profissionais das clínicas de estética, pois os tratamentos podem ter contraindicações. Leve em conta também, que muitos destes procedimentos são bastante invasivos.

Drenagem Linfática

Tratamento com o objetivo de melhorar o sistema circulatório através de massagens que auxiliam também na retenção de líquidos e na redução do inchaço. É também um ótimo momento para relaxar.

O tratamento de drenagem linfática é contraindicado para os casos de pessoas com doenças circulatórias, pessoas hipertensas, casos de trombose, insuficiência cardíaca e pessoas sob quimioterapia.

Mesoterapia

Consiste em injeções com agulhas muito finas aplicadas sob a pele a apenas alguns milímetros de profundidade. É um procedimento que é feito após liberação de exame médico, caso o seu médico recomende como o tratamento indicado.

É tentadora a promessa deste método, que através de uma série de injeções de drogas você verá a gordura localizada de seu corpo ir embora para sempre. Mas…

Atenção! A FDA (Food and Drug Administration) está alertando os consumidores sobre alegações falsas e enganosas sendo feitas sobre produtos utilizados na lipodissolução, e sobre outras más rotulações destes produtos.

A organização alerta que não houve avaliação ou aprovação dos produtos para uso na lipodissolução e portanto, não tem conhecimento das provas que sustentam a eficácia das substâncias utilizadas na lipodissolução para a eliminação de gordura. Não há estudos clínicos para suportar utilizações médicas.

Além disso, a FDA tem relatos de efeitos colaterais em pessoas que se submeteram ao processo de lipodissolução. Tais efeitos secundários incluem cicatrizes permanentes, deformação da pele, dolorosos nós sob a pele em áreas onde os tratamentos de lipodissolução foram injetados.

Consulte o alerta da FDA sobre Lipodissolução e Mesoterapiaa> (em inglês) publicada no ano de 2010.

Alerta da FDA sobre Lipodissolução e Mesoterapia

Riscos que Mesoterapia pode ocasionar:

  • deformidade da pele
  • cicatrizes permanentes
  • dores sob a pele e aparição de nós profundos

Massagem Modeladora

É também um tratamento que oferece uma sensação relaxante. Esse é um método feito com cremes que favorece o tratamento da elasticidade da pele melhorando a flacidez.

É contraindicada para os casos de hipertensão, cardiopatia, osteoporose, febre e mulheres gestantes.

Endermologia

Tratamento realizado através de massagens profundas utilizando equipamento eletrônico que proporciona o rolamento no local onde é aplicado, auxiliando na eliminação de toxinas. Para cada região do corpo são feitos movimentos específicos diferentes. Uma das fases da endermologia é a esfoliação, ajudando assim, na eliminação de células mortas.

Esse procedimento é contraindicado para pessoas com caso de infecções, trombose, problemas respiratórios, cardíacos, diabetes, cancro e gestantes.

Radiofrequência (Thermage)

Tratamento que procede com a aplicação de calor sobre a pele para aquecer a sua camada profunda, estimulando o processo natural para formação de novas fibras de colágeno, uma substância essencial para a saúde dos tecidos, assim como também ajuda a firmar o colágeno existente. Com o tempo, a pele flácida é substituída por uma mais firme e suave e uma aparência mais jovial é conseguida.

Os benefícios esperados neste tratamento abrange principalmente a redução da celulite e flacidez, e também é usado para cuidar das estrias, cicatrizes, acnes e rugas.

Porém… esse procedimento não irá tonificar e estimular os músculos sob a celulite, e como os músculos não foram melhorados, a celulite não sumirá. Ou seja, o resultado deste procedimento é temporário.

Não é indicado para quem tem implantes eletrônicos, hematomas, tumores, diabetes, HIV, trombose, doenças de tireoide, pessoas que fazem uso de corticoides ou anticoagulantes e para gestantes.

Carboxiterapia

Um procedimento clínico que realiza aplicações de gás dióxido de carbono sob a pele para eliminação de celulite, estrias e redução da flacidez. Apesar da mídia afirmar que o seu efeito é permanente sobre as estrias, os resultados variam de acordo com a região aplicada e é um tratamento que resulta em desconforto durante e após a sessão, causando dormência e hematomas.

Esse tratamento não é indicado para pessoas com doenças e infecções na pele, pessoas alérgicas, epilépticas, com doenças cardíacas, pulmonares e mulheres em gestação, assim como uma série de outras enfermidades.

Tratamentos Caseiros para Celulite

Você provavelmente pode ser uma daquelas mulheres que já fizeram de tudo para combater a celulite, e assim como eu, pode ser que prefira os métodos naturais e caseiros para resolver algum problema de saúde. Além de ser um caminho muito mais barato, são métodos muito mais seguros e sem efeitos colaterais indesejáveis.

A boa dieta e exercícios físicos são os pilares definitivos e a arma perfeita para o tratamento da celulite, permitindo a sua diminuição ou até mesmo a sua eliminação por completo.

Existem muitas outras formas e receitas para combater esse problema, que dão resultados amenizadores e que cabem tão bem ao nosso bolso, embora muitos destes tratamentos caseiros sejam considerados “mitos” por muitas pessoas ou abordagens.

Alimentação

Uma dieta adequada para o controle da celulite é aquela que você elimina certos tipos de alimentos e substâncias da sua rotina diária, que interferem negativamente no seu corpo, e inclui determinados tipos de alimentos que promovem uma boa nutrição.

A boa alimentação irá impactar positivamente no seu corpo para:

  • a regulagem e equilíbrio dos hormônios
  • interferir na produção de novas fibras de colágeno
  • fortalecer a pele
  • tornar a pele mais suave
  • abastecer o seu corpo com riqueza de nutrientes
  • favorecer uma melhor estrutura do seu corpo
  • favorecer um melhor funcionamento do seu corpo
  • ingerir antioxidantes

Alguns alimentos que enriquecem a sua nutrição e ajudam no tratamento e prevenção da celulite:

  • água
  • salmão
  • azeite
  • mexilhão
  • nozes
  • soja
  • amêndoas
  • ovos
  • aveia
  • castanhas
  • cenoura
  • batata doce
  • lentilhas
  • grão-de-bico
  • banana
  • manga
  • abacate
  • maçã
  • mamão
  • kiwi
  • melancia
  • uva
  • morango
  • amora
  • framboesa
  • frutas ricas em vitamina C
  • gengibre
  • cebola
  • pepino
  • aspargos
  • pimentão
  • espinafre
  • tomate
  • chá verde

Dica de ouro: opte sempre pela versão natural dos alimentos, ou seja, troque os alimentos processados pelas versões integrais, que além do mais, são muito bons para quem quer emagrecer de forma saudável:

  • pão integral
  • açúcar integral (mascavo)
  • sal marinho
  • farinhas integrais
  • arroz integral

Exercícios anticelulite

Primeiramente, você precisa saber que não é qualquer tipo de exercício que irá promover a diminuição ou remoção da sua celulite. Existem exercícios que podem provocar ou piorar a celulite, sendo então, exercícios inadequados para quem tem como objetivo principal, a eliminação da celulite.

Os exercícios anticelulite são movimentos muito simples, mas muito eficazes, que trabalham para a tonificação da camada de músculo sinérgico, convertendo-se em um verdadeiro tratamento para celulite. Esses exercícios são tão simples que muitas mulheres duvidam de que isso seja possível. Acesse esse material exclusivo sobre celulite e aprenda quais são alguns desses valiosos exercícios anticelulite e conheça também 3 exercícios que pioram a celulite, ensinadas pelo fisiologista Joey Atlas.


eBook A Verdade sobre a Celulite

Através dos exercícios corretos você será capaz de reverter a atrofia muscular e irá obter músculos mais firmes e tonificados, resultando por consequência na eliminação dos buraquinhos na pele e tornando-se mais jovem e sexy.

Creme anticelulite caseiro

Os cremes caseiros são bastante benéficos por serem naturais e não trazerem nenhum mal. Apenas é preciso alguns cuidados sobre a aplicação em determinadas partes do corpo onde não se deve usar. Quando utilizados em casos de celulite de grau 1, que é o grau mais leve, os seus efeitos podem ser bastante amenizadores.

Creme de argila verde

O creme de argila verde é um componente de origem mineral amplamente usado em tratamentos estéticos para o corpo. Os benefícios são:

  • a remoção de impurezas e toxinas
  • hidratação
  • ação anti-séptica
  • ação anti-inflamatória
  • cicatrizante
  • atua contra os edemas
  • bactericida

O seu preparo pode ser feito misturando a argila com água até ficar uma consistência pastosa. Aplique sobre a pele no local a ser tratado, com um pincel, e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois retire no chuveiro com movimentes de baixo para cima (contra a gravidade) e após esse processo utilize um creme hidratente do seu gosto.

Realize esse procedimento de 1 a 3 vezes por semana. Em 1 ou 2 meses já poderá sentir algum resultado de sua aplicação.

Cuidados a tomar com a aplicação de argila:

  • não aplicar nos olhos e lábios
  • utilize em recipientes de vidro ou porcelana (não em material metálico ou plásticos)
  • a pele deve estar sempre limpa e livre de maquiagens
  • não aplique em feridas, queimaduras e partes abertas do corpo (nariz, vagina)

Creme de aveia e casca de laranja

Neste creme caseiro, o poder antioxidante da casca de laranja uni-se ao poder rejuvenescedor da aveia. A casca de laranja ajuda na eliminação das toxinas da corrente sanguínea e a aveia é uma fonte de silício, que é um anti-envelhecedor, ajudando ainda na produção de colágeno.

Para preparar o creme caseiro, junte:

  • 4 colheres de sopa de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de casca de laranja (em raspa)
  • 2 colheres de sopa de aveia moída

Misture os ingredientes até ficar homogêneo. Aplique sobre a pele (bumbum e pernas) limpa, podendo ser após o banho e utilize uma bucha vegetal para fazer esfoliação com o creme. Caso não tenha a bucha, ou após utilizar a bucha, massageie as pernas no sentida de baixo para cima (do joelho para a virilha) fazendo:

  • movimentos ondulares com as duas mãos
  • movimentos de pinça com as pontas dos indicadores e polegares
  • movimentos de amassamento e pressão de baixo para cima com as mãos fechadas usando a segunda dobra dos dedos.

Indicações de uso: faça esta aplicação do creme junto com a massagem durante 5 minutos e deixe agir por mais 15 minutos e repita o processso cerca de 3 a 4 vezes por semana. Após cerca de 1 ou 2 meses você poderá notar alguma melhora na sua pele.

Massagens anticelulite

As massagens podem ser feitas como foi descrito acima na receita do creme caseiro de aveia com casca de laranja, como também após a aplicação do creme de argila, no momento em que for passar o creme hidratante.

Você pode fazer a massagem durante o banho quente, ajudando na circulação sanguínea, alternando com o uso da bucha vegetal. Há quem diga que faz milagres!

Chás anticelulite

Você pode fazer uso de chás que ajudam na desintoxicação, diminuição do inchaço, chás diuréticos e anti-inflamatórios.

Chá de Cavalinha

Uma receita de chá muitíssimo conhecida entre as mulheres é o chá de Cavalinha com Hamamélis. A primeira é desintoxicante e a segunda atua na retenção de líquidos.

Deixe as ervas ferverem e depois deixe em infusão por 15 minutos. Depois de coar, beba sem a adição de nenhum tipo de açúcar. Tome 4 copos diariamente durante cerca de 10 dias.

Chá Verde

Também pode tomar o chá verde que age como antioxidante, dando melhor textura à pele. É desintoxicante, diurético e acelera o metabolismo, ajudando também no emagrecimento. O chá verde também atua na prevenção de doenças cardíacas, circulatórias e cancerígeras.

Borra de café para celulite

O café para consumo em excesso não ajuda para quem procura acabar com a celulite, mas o seu uso em cremes caseiros é uma receita da vovó que a nossa cultura passa de geração em geração para acabar com a celulite em casa!

Como a maior parte dos cremes profissionais para a celulite são feitos à base de cafeína, acredita-se que utilizar a borra de café também irá ajudar no tratamento caseiro. A cafeína atua na quebra de gordura que aumenta o efeito da celulite.

Indicações de uso: reserve a borra de café acabado de ser feito, junte um pouco de azeite de oliva e aplique nas regiões com celulite, fazendo movimentos circulares durante 5 minutos. Após isso, retire-o no banho e depois aplique um creme hidratante do seu gosto.

Mito ou verdade? Deixe um comentário contando a sua experiência!

Conclusão sobre Tratamento para Celulite

Neste artigo eu mostrei que existe um vasto leque de opções para quem procura uma cura para a celulite e tentei esclarecer que muitos dos tratamentos ou produtos químicos que são vendidos no mercado não irão ajudar em nada para tratar da celulite, ou talvez, ajude apenas de forma momentânea.

Mostrei que através de um hábito alimentar adequado e com a prática de exercícios corretos voltados especialmente para redução da celulite, você será capaz de ver por completo a celulite sumir do seu corpo.

Para a alimentação, você irá adquirir o hábito de evitar determinadas substâncias e alimentos e passará a incluir mais alimentos que contribuem para a boa nutrição do seu corpo, ajudando assim, na regulagem hormonal, fortalecendo e criando novas fibras de colágeno.

Para os exercícios, você deverá conhecer quais são os exercícios que pioram a aparência da celulite em seu corpo, e quais são os exercícios que são indicados para quem quer acabar com a celulite. Os movimentos anticelulite atuam na tonificação da camada de músculo sinérgico, dando assim, o devido apoio a outras camadas acima desses músculos e dando o resultado esperado de uma pele forte, lisa e sexy.

Deixe um comentário contando a sua experiência com algum tipo de tratamento que já fez para cuidar da sua celulite e dê a sua opinião a respeito deste artigo, dizendo se gostou ou o que não gostou nele.