Afinal, quais são as causas da celulite? Como surge essa maldita “casca de laranja”?

Vejo que as mulheres ficam muito desesperadas em busca de alguma solução para vencer a flacidez e as ondulações na pele causados pela celulite. Algumas soluções que a propaganda tenta vender são os cremes caros, tratamentos em SPA e receitas caseiras para a celulite.

Muitas fontes apontam como sendo a gordura a culpada da celulite, e que essa gordura deve ser destruída para você se livrar dela. Mas, segundo o especialista Joey Atlas, isso está errado! Pois esta camada de gordura é essencial ao nosso corpo. Os estudos de Joey e os seus longos anos de experiência concluem que o que causa celulite é a atrofia muscular.

A celulite é o resultado da atrofia muscular, ou seja, dos músculos fracos e flácidos que não estão tendo estimulação necessária e por isso não têm a capacidade de suportar as camadas acima dela: epiderme, derme e gordura.

pele com e sem celulite - causas da celulite

Pele ondulada com sulcos e sombras x Pele firme, lisa e tonificada

A figura acima ilustra a diferença entre a pele sendo apoiada de maneira fraca por músculos frouxos e atrofiados (à esquerda) e a pele sendo apoiada por músculos saudáveis e firmemente tonificados (à direita).

Com este simples entendimento já é suficiente para perceber que para acabar com a celulite basta apenas estimular a estrutura muscular de maneira correta. Estes exercícios precisam ser de forma multidimensional e não da forma tradicional que fazemos em academias, que são apenas exercícios bidimensionais.

A parte inferior do corpo da mulher tem mais de 90 músculos e é ai onde a verdadeira magia acontece com relação à verdadeira forma de remoção da flacidez causada pela celulite.

o que causa celulite é a atrofia muscularOs 90 músculos da parte inferior do corpo da mulher têm o segredo para suavizar / firmar a pele. Quando estes músculos não recebem a estimulação apropriada, tendem para a atrofia muscular. 

Dieta, Otimização Hormonal e a Celulite

Quando os hormônios do corpo estão em equilíbrio, todos os processos corporais são otimizados, e tanto a estrutura quanto o funcionamento prosperam positivamente.

Para isso, devemos ter em mente que é importante removermos certos ingredientes e químicos que impactam negativamente na regulagem e equilíbrio dos hormônios. Da mesma forma, é importante inserir novos hábitos alimentes à nossa dieta.

A produção alimentícia do mercado nos empurra  adoçantes artificiais, condicionantes, estabilizantes, conservantes e aditivos que são livremente consumidos por nós, sem que possamos nos dar conta disso. E são estes os piores vilões.

Substâncias e alimentos a serem evitados:

  • acessulfame de potássio (adoçante artificial, entre outros)
  • bromato de potássio (conservante banido na maioria dos países)
  • vermelho número 3 (um corante, aditivo artificial suspeito de causar tumores de tireóide em ratos)

Substâncias e alimentos a serem incluídos:

  • proteínas completas (salmão, mexilhão, nozes, soja, amêndoas, ovos)
  • carboidratos com alto nível de nutrientes (batata doce, cenouras, grão de bico, lentilhas)
  • ácidos graxos essenciais / ômega 3 (presentes em alguns dos alimentos citados)

 

Mitos sobre as Causas da Celulite

A ideia de que a celulite é causada por gordurastoxinas ou por herança genética são frequentemente divulgadas como sendo uma verdade.

Gordura

Você nunca reparou que a celulite pode estar presente em pessoas de qualquer estrutura corporal? Do mesmo modo, há pessoas esbeltas que também não são afetadas pela celulite. Estar ou não em boa forma não quer dizer nada sobre ter ou não ter celulite.

O nosso corpo precisa dessa camada de gordura, sem ela não seríamos capazes de sobreviver. A celulite não é gordura, então as causas da celulite estão baseadas em como o nosso corpo está disposto.

Toxinas

Não existe toxinas a eliminar, resultando então, em um corpo livre de celulite após a sua remoção. Isso é totalmente falso, porque não há toxinas sob a pele. O corpo humano tem um processo fisiológico que remove as toxinas com muita eficácia a todo instante, sem parar.

Logo, a ideia não comprovada de que a celulite é causada por toxinas significa que o problema da celulite não pode ser revertido ao eliminá-las através de alimentos, porque eles não estão lá. Um bom planejamento alimentar contra a celulite irá fornecer nutrientes que impactam positivamente na regulagem e equilíbrio dos hormônios femininos.

Herança genética

A questão da herança genética é parcialmente verdadeiro, e aplica-se principalmente no caso de mulheres jovens, que desde cedo apresentam celulite na pele.

O que é transmitido geneticamente é o nível natural de tonificação muscular, ou então a falta de tonificação muscular, que neste caso irá fornecer uma base flácida e murcha para a pele se apoiar, resultando assim numa estrutura muscular mais atrofiada, causando então a chamada celulite. Portanto, neste caso pode estar ligado à genética, e uma vez que a camada superficial da pele não terá um suporte firme e tonificado da parte interna, acarretará na aparência de ondulações e sulcos da pele.

Em outros casos, outras mulheres passam uma “vida inteira” tendo a sua pele linda, talvez até passe pela gravidez, e continuam sem nenhum sinal de celulite, e de repente à meia idade o processo de envelhecimento e mudanças fisiológicas começam a surgir, e como a atrofia muscular é uma das ocorrências mais comuns no processo de envelhecimento, podem então começar a sofrer com o surgimento da celulite na pele causados pelo mesmo motivo: a falta de boa estrutura muscular, conseguida através da estimulação correta dos músculos.

Com isso, percebemos que o aparecimento da celulite numa mulher jovem comparada com uma mulher acima da meia idade é causada exatamente pelo mesmo motivo: músculos frouxos e sem desenvolvimento.

Conslusão: A Celulite tem Cura

Sim! A celulite tem cura! Pois a razão da causa da celulite é muito simples, e a solução está na atividade fisiológica básica colocada em ação, evitando a atrofia muscular e buscando a tonificação, fortalecimento e estimulação da camada de músculo sinérgico. Através de exercícios altamente direcionados a esta camada sinérgica, você será capaz de acabar com a celulite rapidamente e voltar a vestir um biquíni e sentir-se linda, e assim vai poder pegar aquela praia nos finais de semana sem nenhuma vergonha.

Assista a um vídeo com o Joey Atlas onde ele fala sobre as causas da celulite e te mostra como os 90 músculos na parte inferior do corpo podem ser estimulados para a remoção da sua celulite.

Vídeo Adeus Celulite